Qual é a função dos cílios e suas estruturas?

9 de julho de 2021
-----
por iLashesoficial

Manter a saúde em dia é superimportante para o bom funcionamento do organismo e nos sentirmos mais com mais disposição, certo? Mas não é só o físico que precisa dessa preocupação, é importante manter todas as outras estruturas nutridas e hidratadas, como é o caso do cabelo, unha, e claro, os cílios.

São eles os responsáveis por proteger nossos olhos como barreira natural contra pequenas partículas de poeira, insetos e até mesmo microrganismos. Os cílios seriam uma espécie de telhado dos olhos, eles protegem    e embelezam nosso olhar. Quer saber mais sobre eles? Então vamos lá!

 

O que são os cílios?

Além embelezar, os cílios junto com as sobrancelhas são símbolos marcantes no rosto de uma pessoa, sem eles seria impossível reconhecer um amigo ou familiar, certo?

De comprimentos variados, sendo mais curtos ou até mesmo em grande quantidade, os cílios possuem em seu interior os chamados filamentos de microtúbulos. São eles os responsáveis por fazer com que os cílios desempenhem uma função locomotora e de defesa.

Em cada pálpebra é possível encontrar entre 100 e 150 fios, que estão em constante crescimento e têm uma vida média entre 90 e 150 dias. Por conta disso é importante cuidar bem no nascimento dos nossos cílios.

 

A estrutura

Os cílios são semelhantes aos cabelos com 0,25 micrometro de diâmetro, por isso devemos ter o mesmo cuidado com cílios que temos com o cabelo na hora de ir para o salão de beleza.

Cada cílio é formado por uma membrana que protege a matriz de nove microtúbulos que rodeiam o núcleo central, chamado de organização. Se esses microtúbulos são escassos e longos, recebem o nome de flagelos. Se são numerosos e curtos, chamamos de cílios.

 

Afinal, como cuidar dos cílios? 

Alguns cuidados precisam ser tomados para manter os cílios saudáveis. Para te ajudar nessa missão, separei três dicas para você seguir na sua rotina:

  • Lave diariamente os cílios e as pálpebras com água corrente e shampoo neutro para bebês (aqueles que não ardem os olhos). Você pode colocar o shampoo em um frasco maior e colocar a mesma quantidade para diluí-lo.
  • Na hora de tirar a maquiagem na região dos olhos, use produtos hipoalergênicos e não se esqueça de tirar todo o excesso de maquiagem do local.
  • Não coce os olhos, principalmente com força.

Atenção: esses cuidados valem tanto para os cílios naturais quanto para as extensões.

E aí, gostou das dicas? Então continue acompanhando o Blog da Ilashes. E se quiser realizar seu alongamento de cílios, entre em contato conosco e marque agora o seu horário!

Contato: (11) 94353-2021 (Whatsapp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados - Ilashes.com.br
Fale conosco
Em que posso te ajudar?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram